Sistema de Treinamento em Propulsão a Jato

P372

Área: Combustão e Propulsão

O ramjet, o conceito mais simples de propulsão de aeronaves, consiste em um duto quase cilíndrico, aberto nas duas extremidades. Ele depende de sua velocidade de avanço para empurrar o ar para a abertura frontal. O combustível é queimado dentro do duto para acelerar o fluxo de ar que, junto com os produtos da combustão, sai da parte traseira como um jato de alta velocidade. A mudança no momento do motor fornece a força propulsora.

Estudos tecnológicos propostos
• Análise de desempenho completo para várias velocidades de aproximação. Cálculo das velocidades de exaustão, medidas de temperaturas, empuxo, empuxo específico, arrasto e consumo e combustível;
• Coleta de amostras de gás a partir de qualquer ponto de dentro do motor Ramjet;
• Demonstração e investigação do princípio do Ramjet;
• Diagrama de pressão estática e total ao longo do eixo do motor Ramjet;
• Demonstração e investigação do princípio do Pulsejet;
• Comparação do Propano com outros combustíveis gasosos, como por exemplo, Butano, Metano; e,
• Investigação do ruído do jato usando instrução adicional adequada (não inclusa).

Especificações técnicas
• Máquina 1: Ramjet subsônico alimentado a gás com diâmetro de 127 mm e comprimento de 390 mm em liga resistente ao calor;
• Máquina 2: Pulsejet subsônico alimentado a gás com comprimento de 1,85 m em liga resistente ao calor;
• Fornecimento de ar: Soprador de ar de estágio único para motor Ramjet;
• Instrumentação: 2 dinamômetros, 3 manômetros, 2 medidores de vazão, 2 termômetros e 2 medidores analógicos de pressão;
• Fornecimento de gás necessário: Propano envasado comercial, pressão regulada para 2,7 bar;
• Dimensões: Aprox. 3050 (L) x 1760 (A) x 910 (P) mm; e,
• Peso: Aprox. 212 kg.